JUSTIÇA LENTA
O assassino confesso responde pelos crimes de homicídio, estupro e estupro de vulnerável.
CIDADES

No último domingo (24), a chacina de Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá) completou um ano. No crime, Clecy Cardoso e as três filhas foram mortas por Gilberto dos Anjos, pedreiro que trabalhava em uma obra ao lado da casa das vítimas. Preso três dias após o crime, ele ainda não tem data de julgamento marcada.
Na noite de 24 de novembro de 2023, Gilberto invadiu a casa da família por uma janela do banheiro e primeiro atacou Clecy com uma facada no pescoço. Depois ele foi ao quarto e matou Miliani, de 19 anos, e Manuela, de 13 anos, com o mesmo método. A última a ser assassinada foi Melissa, de 10 anos, morta por asfixia. Enquanto as vítimas agonizavam, o homem estuprou a mãe e as duas filhas mais velhas.
O assassino confesso responde pelos crimes de homicídio, estupro e estupro de vulnerável. Contra Clecy e Miliane ele também é acusado de feminicídio. Ainda há o agravante de ter matado duas menores de 14 anos.
Esposo de Clecy e pai das meninas, Regivaldo Cardoso luta por justiça pela família brutalmente assassinada. “É difícil conviver com a falta das meninas. Os dias são ruins e não poder vê-las, nem abraçá-las, é uma solidão terrível. A Justiça desse país é lenta, mas não tenho vontade de sair da cidade, minha vida inteira com elas foi aqui”, afirmou em entrevista ao G1 Mato Grosso.
Além dos processos criminais, Regivaldo e a mãe de Clecy entraram com outra ação junto ao Judiciário, dessa vez pedindo uma indenização do Estado de Mato Grosso de R$ 20 milhões cada um. A família alega negligência e omissão em relação ao autor do crime, já que havia um mandado de prisão contra ele por um latrocínio, do qual ele estava foragido desde 2022.

CIDADES
Programa Fila Zero na Cirurgia realizou mais de 143 mil procedimentos em dois anos

O programa Fila Zero na Cirurgia, lançado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) em abril de 2023, já realizou 143.839 procedimentos, incluindo cirurgias, exames e consultas. O programa, que inclui unidades públicas de saúde municipais, também abrange unidades privadas e filantrópicas e associações que participam através de consórcios.
Em 2023, o programa realizou 35.355 procedimentos, sendo 4.269 cirurgias, 24.078 exames e 7.008 consultas. Já em 2024, foram 95.960 procedimentos, um aumento de 171,43% em comparação ao ano anterior: foram realizadas 10.065 cirurgias, 65.172 exames e 20.723 consultas.
Em 2025, já foram realizados 12.521 procedimentos, sendo 1.632 cirurgias, 6.725 exames e 4.164 consultas.
O tempo médio de espera antes do Fila Zero na Cirurgia era de 60 dias. A após o programa o tempo diminuiu para pouco mais que 25 dias, resultando em uma diminuição de 51,18%.
“O programa Fila Zero tem como objetivo diminuir o tempo de espera para diversos procedimentos eletivos pelo SUS em Mato Grosso. Com a força do programa, a população poderá ser atendida de forma mais célere, o que impacta na qualidade de vida do paciente”, ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Desde o início do programa Fila Zero na Cirurgia são 302 procedimentos listados, considerando procedimentos de média e alta complexidade eletivos, e mais de R$110 milhões já foram repassados aos municípios.
Mais sobre o programa
O programa Fila Zero na Cirurgia, do Governo de Mato Grosso, busca reduzir a espera por procedimentos eletivos em Mato Grosso por meio de parcerias. O Estado repassa os recursos previstos para os procedimentos contemplados pelo programa e, desta forma, os entes parceiros se beneficiam do incentivo para aprimorar outros serviços prestados à população.
São elegíveis para o programa as unidades públicas de saúde municipais, unidades privadas e filantrópicas, associações denominadas como consórcios e parceiro.
-
POLÍCIA5 dias atrás
GCCO mira ex-diretor e policial penal por facilitar fuga de líderes de facção de penitenciária
-
POLÍCIA4 dias atrás
Corpo de homem é encontrado enrolado em coberta perto de garimpo
-
POLÍCIA4 dias atrás
PC cumpre buscas contra faccionados que executaram e ocultaram corpos de casal
-
POLÍCIA5 dias atrás
Homem é encontrado morto dentro de casa em Várzea Grande
-
CIDADES3 dias atrás
Motorista morre após peça de carreta se soltar e atingir veículo
-
CIDADES5 dias atrás
Médico diz que problema de Bolsonaro não está 100% resolvido
-
POLÍCIA4 dias atrás
Quatro do CV são condenados a mais de 100 anos de prisão por assassinato
-
POLÍCIA3 dias atrás
Bêbado, homem agride e tenta matar filho autista atropelado em Várzea Grande