GERAL
Projeto ‘Adote um Espaço’ ganha novos parceiros e amplia ações de preservação ambiental em Várzea Grande
GERAL
O projeto “Adote um Espaço”, desenvolvido pela Prefeitura de Várzea Grande em parceria com o Ministério Público, continua ganhando adeptos e fortalecendo ações de preservação ambiental e conscientização. Nesta semana, a Escola Estadual José Leite de Moraes e a rede de supermercados Comper aderiram à iniciativa, assumindo a revitalização e manutenção de uma área localizada em frente ao Residencial Santa Bárbara, em Várzea Grande.
Durante a cerimônia de lançamento, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS), Jean Lucas Teixeira de Carvalho, destacou o impacto do projeto: “A solução para os problemas ambientais está na sociedade. O ‘Adote um Espaço’ resgata o senso de pertencimento e responsabilidade, permitindo que escolas e empresas deixem um legado de sustentabilidade”.
A diretora da Escola Estadual José Leite de Moraes, Andreia Cristina da Matos, ressaltou que a iniciativa está alinhada com as práticas de educação ambiental que a escola já desenvolve: “Esse projeto nos ajuda a sonhar mais alto e amplia nosso papel como agentes transformadores na comunidade”. Já o diretor da unidade, Jalme Figueiredo Júnior, comemorou o protagonismo dos alunos: “Ver nossos estudantes liderando ações ambientais nos enche de orgulho. Esse é mais um capítulo na história de entregas significativas da escola para o bairro Cristo Rei”.
Representando o setor privado, Lídia Pachouri, coordenadora de eventos do Comper, destacou o compromisso da empresa: “Nossa participação reforça nosso papel social e ambiental, contribuindo para o bem-estar da comunidade”.
O prefeito Kalil Baracat celebrou os resultados do projeto, que já conta com a adesão de seis escolas e empresas privadas: “Iniciativas como essa mostram que a preservação ambiental é um esforço coletivo e necessário. A transformação de espaços públicos em áreas verdes impacta positivamente toda a sociedade”.
O “Adote um Espaço” incentiva instituições de ensino e empresas a adotar áreas públicas próximas às suas comunidades, como parques e Áreas de Preservação Permanente (APPs). Inspirado no artigo 225 da Constituição Federal, o projeto promove a conscientização ambiental com suporte técnico da SEMMADRS, incluindo mudas e insumos para garantir o sucesso das ações.
A médio e longo prazo, o projeto busca criar uma cultura de preservação, desestimular o despejo irregular de resíduos e consolidar um mecanismo de “constrangimento social” para práticas que desrespeitem o meio ambiente. Com o envolvimento da comunidade, a expectativa é que iniciativas como essa transformem Várzea Grande em referência em educação ambiental e cidadania.
Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT
GERAL
Pela primeira vez, Várzea Grande passa a integrar efetivamente Consórcio Intermunicipal de Saúde
Participação permite ampliar e melhorar atendimentos, reduzir custos na aquisição de insumo e serviços pelo ganho em escala
O município de Várzea Grande vai participar, pela primeira vez, do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde Vale do Rio Cuiabá. A prefeita Flávia Moretti (PL) assinou o contrato de rateio nº 001/25, autorizando a participação do Município, como consorciado. O consórcio possibilita a compra de insumos em maior quantidade e com preços melhores, bem como, licitar serviços e aquisições que estão de forma irregular e indenizatória.
O consórcio prevê a gestão associada de bens e serviços públicos de saúde da região denominada de Baixada Cuiabana de forma sustentável e com equidade social, articulando ações públicas federais, estaduais e municipais, assim como o apoio às organizações as sociedades civis e demais da iniciativa privada, com foco na melhoria das ações e serviços públicos de saúde.
O valor presente do contrato será de R$ 1.934,867,50 (um milhão, novecentos e trinta e quatro mil, oitocentos e sessenta e sete reais e cinquenta centavos), sendo o prazo vigente até o dia 31 de dezembro.
Para a prefeita Flávia Moretti, a efetiva adesão do Consórcio é uma forma de melhorar e ampliar o atendimento que já é feito na cidade, especialmente, nas dependências do Pronto-Socorro e Hospital Municipal, que é referência em atendimento de traumas para toda a Baixada. “Estar no consórcio possibilita a redução de custos e ganho em escala na prestação de serviços, aumenta o desempenho em relação aos processos de aquisição e contratação de serviços de forma cooperativa, e principalmente, aumenta o poder de diálogo e articulação dos Municípios da região”.
Participam do consórcio os municípios de baixada cuiabana: Acorizal, Barão de Melgaço, Nossa Senhora do Livramento, Jangada, Planalto da Serra, Poconé, Santo Antônio do Leverger. Cáceres, Nobres, Rosário Oeste, Cuiabá e Várzea Grande.
A Lei nº 4.602/2020 autorizou o município de Várzea Grande a integrar o consórcio, porém, nunca houve a efetiva participação.
-
CUIABÁ7 dias atrás
Juiz mantém condenação de empresário e ex-secretário envolvidos em esquema
-
CUIABÁ7 dias atrás
Abilio endurece regras e promete “batidas” em Unidades de Saúde: “Pode se preparar”
-
VÁRZEA GRANDE7 dias atrás
Após TCE negar pedido de empresa, Moretti suspende compra de R$ 9 milhões de combustível
-
ESPORTES6 dias atrás
Flamengo inicia pré-temporada 2025 com foco na Supercopa do Brasil
-
CUIABÁ7 dias atrás
Equipes flagram 17 tipos de medicamentos vencidos em estoque de secretaria
-
CUIABÁ6 dias atrás
Corpo de MC La Brysa é encontrado às margens do Rio Cuiabá
-
CUIABÁ6 dias atrás
Gerente de empresa responsável por coleta de lixo é preso por crime ambiental em Cuiabá
-
VÁRZEA GRANDE2 dias atrás
Flávia Moretti anula transferência do prédio do Fórum para a Câmara de VG