Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

CLIMA DE DESERTO

Os termômetros chegaram a marcar 42°C e 8% de umidade relativa do ar

Publicados

MATO GROSSO

Os termômetros em Cuiabá marcaram 42°C neste domingo (18)
Reprodução

A capital mato-grossense bateu dois recordes do país neste domingo (18). O primeiro de cidade mais quente, com a temperatura de 42ºC e o segundo de cidade mais seca, com umidade relativa do ar de 8%. As informações são do Climatempo.

No ranking das 12 cidades mais quentes do Brasil neste domingo, cinco delas são de Mato Grosso. Além de Cuiabá, figuram a lista Rondonópolis, com 40°C; Rosário Oeste, com 39,7°C; São José do Rio Claro, com 39,4°C; Salto do Céu, com 39,3°C e Vila Bela da Santíssima Trindade, com 39,1°C

sse foi o segundo dia consecutivo que Cuiabá esteve no topo da lista de cidades mais quentes. No sábado os termômetros registraram 41,8°C de temperatura máxima. De acordo com o Climatempo, o recorde anterior foi registrado no dia 15 de agosto, quando a temperatura máxima foi de 41°C.

A previsão é que o calor intenso continue até o próximo sábado (24) e novos recordes possam ser alcançados, já que a previsão de temperatura máxima para os próximos cinco dias na capital é de 42°C.
Já no domingo (25) há um alerta de mudança brusca de temperatura em Cuiabá. A previsão é de mínima de 19°C e máxima de 30°C, sem previsão de chuvas. Na quarta-feira (28) os termômetros voltam a passar dos 40°C.

Nessas condições é preciso redobrar a atenção quanto aos riscos de incêndios florestais e à saúde. O clima quente e seco pode causar doenças pulmonares, dores de cabeça, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, obstrução das vias respiratórias, sangramento nasal, entre outros problemas.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo conclui recuperação da parte interna e libera trânsito na Trincheira Jurumirim nesta sexta-feira (28)
Propaganda

MATO GROSSO

Mauro sobe o tom e vai proibir advogados de entrarem em presídios com celular: “Nós fazemos as regras aqui”

Publicados

em

Governo de MT

O governador Mauro Mendes (União) disse, na sexta-feira (29), que vai proibir a entrada de qualquer pessoa dentro de unidades do sistema penitenciário com aparelhos celulares, inclusive advogados. A medida é mais uma visando o combate à criminalidade em Mato Grosso.

“O governador, se for lá, o secretário que for lá dentro do presídio não vai poder entrar com celular, pronto”, disse Mauro. “(O advogado) Ele é melhor que o governador, que o senador, que o servidor? Não. Ninguém vai poder entrar no presídio com celular”, reforçou o govenador.

Questionado sobre as manifestações da presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, que já havia reagido contra uma declaração polêmica do Procurador-Geral de Justiça de Mato Grosso, Deosdete Cruz Júnior, que disse que alguns advogados são “pombos-correios do crime”, Mauro disse que não existe lei que o impeça de tomar essa decisão.

“Me mostra qual lei que está escrito que advogado pode entrar com celular dentro do presídio. Qual lei que tem? (A presidente da OAB) protestou, mas cadê a lei? Se tiver lei, eu respeito a lei, agora se não tem lei nós fazemos as regras aqui. E as regras serão assim”, afirmou.

Leia Também:  PF prende três e afasta seis servidores por fraudes em crédito rural; alvos têm R$ 100 milhões bloqueados

Mauro tem demonstrado insatisfação com o desempenho das forças de segurança no combate ao avanço das facções criminosas em Mato Grosso e vem adotando, desde a semana passada, uma série de medidas para impedir que lideranças presas continuem a dar ordens para faccionados em liberdade.

Além da criação da Secretaria de Estado de Justiça, que vai ser a responsável pelo sistema penitenciário, o governador promoveu a troca do comando da Polícia Militar, efetivada nesta sexta-feira (29), com a posse de Fernando Tinoco no lugar de Alexandre Mendes, que ocupou a função nos últimos dois anos e sete meses.

“Nós vamos adotar medidas enérgicas e duras para combater qualquer tipo de transgressão dentro do nosso sistema prisional”, garantiu o governador. “(…) Vai ter normas e regras claras e quem descumprir vai ser submetido rapidamente ao rigor daquilo que estará nas regras que todos vão conhecer e terão que cumprir. Se alguém, conhecendo (as regras) não as cumprir, não vai poder reclamar da rapidez e da rigidez com que essas regras serão aplicadas”, prometeu.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA