Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

NOVO MANDATO

Ainda restam 7 nomes a serem divulgados para compor as 20 secretarias da Prefeitura de Cuiabá.

Publicados

POLÍTICA MT

Jardes Johnson/g1

O prefeito eleito Abilio Brunini (PL) anunciou, nessa terça-feira (19), mais dois nomes que irão compor o novo secretariado durante o seu mandato, em Cuiabá. Ao todo, 13 nomes já foram anunciados.

  • Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil – Coronel do Corpo de Bombeiros Alessandro Borges Ferreira
  • Secretaria de Tecnologia e Inovação – Fellipe Côrrea

Abilio Brunini (PL) com o Coronel do Corpo de Bombeiros Alessandro Borges Ferreira e Fellipe Côrrea. — Foto: Reprodução

Confira a lista do secretariado anunciado:

  • Secretaria de Segurança Pública – Coronel da PM Francyanne Siqueira Chaves Lacerda
  • Secretaria de Orçamento Público – Marcelo Bussiki
  • Secretaria de Fiscalização e Ordem Pública – Delegada Juliana Palhares
  • Secretaria de Turismo – Fernando Medeiros
  • Secretaria de Serviços Urbanos – Reginaldo Teixeira
  • Secretaria da Mulher – Tenente-coronel Hadassah Suzannah
  • Secretaria Municipal de Assistência Social – Tenente-coronel Vânia Rosa
  • Secretaria Municipal de Cultura – Johnny Everson
  • Secretaria Municipal de Saúde – Lúcia Helena Barboza Sampaio
  • Secretaria Municipal de Planejamento Urbano – José Afonso Botura Portocarrero
  • Secretaria Municipal de Comunicação – Ana Karla Costa
  • Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil – Coronel do Corpo de Bombeiros Alessandro Borges Ferreira
  • Secretaria de Tecnologia e Inovação – Fellipe Côrrea
Leia Também:  Deputados votam PLC que cria 2ª e 3ª turmas recursais de Juizados Especiais em redação final

Prefeito eleito

Abílio Brunini (PL) — Foto: Kessillen Lopes/g1

Abilio Brunini, do PL, foi eleito prefeito de Cuiabá (MT) para os próximos quatro anos com 171.324 votos, 53,80% dos votos válidos, conforme os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Abilio, que tem como vice a tenente-coronel da Polícia Militar Vânia Rosa (Novo), também se candidatou à prefeitura de Cuiabá em 2020, mas foi derrotado. Em 2022, ele foi eleito deputado federal, e ficou conhecido por protagonizar confusões durante a CPI do 8 de janeiro na Câmara.

Em junho de 2023, ele fez uma série de interrupções durante uma sessão em que outros parlamentares falavam sobre o episódio em que uma bomba foi colocada em um caminhão na entrada do Aeroporto de Brasília, às vésperas da posse do presidente Lula.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA MT

Servidores da ALMT participam da 27 Conferência da Unale, no Rio de Janeiro

Publicados

em

Deputados estaduais e servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso participam na 27ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), na cidade do Rio de Janeiro. O evento, que teve início na terça-feira (3) vai até a próxima quinta-feira (5), conta com a participação de representantes de todas as casas legislativas estaduais do Brasil e traz o tema “O Futuro da Educação”.

Considerada a maior reunião de assembleias da América Latina, o encontro reúne este ano mais de mil servidores legislativos de todo país. No primeiro dia, os participantes acompanharam encontros de entidades legislativas que representam áreas de atuação nas Assembleias e Câmaras Municipais. Ao longo dos próximos dias, acontecem debates e workshops sobre aspectos da educação, com foco em inovação pedagógica, educação ambiental, o papel das escolas legislativas, a conexão entre neurociência e educação, e o papel do jornalismo na construção do pensamento crítico.

O deputado Júlio Campos (União) participou da abertura do evento, integrando o Parlamento Amazônico, colegiado que reúne representantes dos nove estados que compõem a Amazônia Legal.

“O Parlamento Amazônico é um braço forte da Unale e no encontro de hoje, nós decidimos que a partir do ano que vem faremos reuniões anuais permanentes”, adiantou o parlamentar. A primeira reunião será em Belém, em fevereiro de 2025, para discutir a participação efetiva do bloco no encontro da COP 30″.

Leia Também:  Secretaria dos Serviços Legislativos disponibiliza "Carta de Serviços ao Usuário" para tirar dúvidas

As servidoras da TV Assembleia de Mato Grosso, Viviane Marques e Priscila Almeida, apresentaram um caso de sucesso realizado pela emissora, no encontro da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral). O projeto “Pega a Visão”, aborda a linguagem de sinais, a Libra, e surgiu a partir de uma demanda que visa acessibilidade, conforme explicou Viviane, uma das idealizadoras.

“A ideia surgiu a partir de outro projeto que foi a da audiodescrição, onde os parlamentares descreviam sua aparência para que pessoas cegas ou com baixa pudessem fazer uma identificação”, descreveu. durante o processo vimos que alguns citaram que possuem a identificação na linguagem de sinais. Diante disso observamos que seria bom ampliar a acessibilidade com a identificação de sinais para todos os parlamentares e o resultado foi positivo”, afirmou. “É muito bom desenvolver um trabalho de acessibilidade como esse numa emissora pública. Isso não é comum ainda em nenhuma emissora, então esse projeto coloca a ALMT em destaque mostrando um trabalho diferenciado e de muita qualidade”, comemora Priscila.

Troféu Assembleia Cidadã

Além da programação com palestras e cursos, a Unale também premia projetos inovadores com o troféu Troféu Assembleia Cidadã. Este ano Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) é uma das finalistas da 5ª edição do prêmio. O Parlamento mato-grossense concorre em duas categorias: a de Gestão e a de Atendimento ao Cidadão.

Leia Também:  Audiência pública discute orçamento de Mato Grosso para 2023

Elas foram selecionadas pelo desenvolvimento de metodologia à ‘Modernização, Controle e Acompanhamento das Emendas Parlamentares na Assembleia Legislativa de Mato Grosso’ e a outra por levar serviços gratuitos ao cidadão no ‘Espaço de Identificação Infantil’.

“É a primeira vez na história que mato grosso está entre os finalistas e isso já é motivo de muito orgulho pelo reconhecimento do nosso trabalho”, comemorou Janaína Polla, idealizadora do projeto “Gestão Pública”. A indicação para a disputa do prêmio Unale Assembleia Cidadã veio por intermédio da Consultoria Institucional de Acompanhamento Financeiro e Orçamentário (CIAFO), que é um órgão técnico de trabalho e auxilia os deputados a sugerirem de forma transparente e eficiente as emendas parlamentares na lei orçamentária estadual. Com esse trabalho, já foi possível, entre os anos de 2021 e 2022, destinar R$ 1,2 bilhão em emendas.

O outro projeto finalista é o “Espaço de Identificação Infantil”, que atende os pequenos cidadãos mato-grossenses, de zero a cinco anos, e também os atípicos. O posto de identificação da ALMT é o primeiro do Brasil a oferecer biometria para a confecção da Carteira de Identidade Nacional (CIN) a crianças recém-nascidas.

Os projetos foram enviados pelas Assembleias Legislativas de todo o país nas categorias Gestão, Atendimento ao Cidadão e Projetos Especiais. O resultado das votações será divulgado no encerramento do congresso.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA