POLÍTICA MT
Deputado estadual Chico Guarnieri discute pauta de expansão universitária da UFMT
POLÍTICA MT
O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) se reuniu com os técnicos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Edmundo Castelo e Octavio Augusto, que representavam a reitora Marluce Silva, para tratar sobre a extensão universitária da UFMT com intuito de expandir a universidade para o interior do Mato Grosso, incluindo Barra do Bugres. A reunião aconteceu nessa segunda-feira (3/2), em Cuiabá.
“Sabemos a importância das universidades para a qualificação profissional. Nosso intuito é que Barra do Bugres se torne um polo educacional e uma referência na área da educação e desenvolvimento acadêmico. E também, é uma oportunidade da formação e qualificação da mão de obra da região”, afirmou Guarnieri.
Os técnicos agradeceram o apoio do parlamentar e enfatizaram a necessidade de investimentos para este projeto.
“Certamente iremos desenvolver uma grande parceria em prol da educação. É o início de um importante diálogo com a universidade”, disse Edmundo.
Ensino público
Atualmente a Universidade Federal de Mato Grosso conta com quatro campi: Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Araguaia (dividido em duas unidades, Pontal do Araguaia e Barra do Garças), nenhum na região médio-norte.
Cidades do interior como Barra do Bugres e Tangará da Serra contam com a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), a qual abrange mais municípios, totalizando 13 campi.
A proposta do deputado estadual Chico Guarnieri é ampliar a oferta do número de vagas e oportunidades de mais pessoas chegarem ao ensino superior, melhorando os índices educacionais e fortalecendo a economia local.
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
Deputado Botelho viabiliza cirurgias de catarata em Poconé
Em um momento histórico para a saúde pública de Poconé (104 km da capital), o Hospital Geral Dr. Nicolau Fontanillas Fragelli realizou, nesta terça-feira (4), as primeiras 40 cirurgias de catarata de um projeto que promete transformar a vida de milhares de moradores. A iniciativa lançada hoje é fruto de emenda parlamentar de R$ 2,4 milhões do deputado estadual Eduardo Botelho (UB), em parceria com a Prefeitura de Poconé e o governo do estado, por meio do programa Fila Zero.
O aposentado Benedito Lourenço Magalhães, de 66 anos, foi um dos beneficiados neste primeiro dia de cirurgias. “Há mais de um ano espero por essa cirurgia. Diziam que ia vir, mas nunca chegava. Graças a Deus, agora aconteceu. Obrigado, Botelho, pela cirurgia. Voltei a enxergar”, disse emocionado.
As triagens serão feitas nos postos de saúde, e os procedimentos vão ocorrer no hospital da cidade, inicialmente todas as terças-feiras. A equipe é composta por nove especialistas na área oftalmológica.
O deputado Eduardo Botelho destacou o impacto das ações de saúde. “Estamos lançando um programa inédito de oftalmologia em Poconé, que vai transformar a vida de milhares de pessoas. Com essa emenda, garantimos mais de 5 mil procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias de catarata, levando atendimento oftalmológico de qualidade para quem mais precisa”.
Os pacientes contam com uma estrutura de ponta, segundo o coordenador do projeto, Dr. Vitor Rossetto. Ele explica que a iniciativa faz parte do programa Fila Zero, do Governo do Estado, criado para zerar a fila de espera para cirurgias eletivas. “Com essa emenda, nosso centro oftalmológico, equipado com tecnologia de ponta, vai garantir procedimentos cirúrgicos seguros e humanizados para toda a baixada cuiabana”, afirmou.
A presidente do Hospital Geral local, Eulina Moraes, destaca que, com a implementação deste projeto, Poconé dá um passo significativo na melhoria da saúde ocular dos poconeanos, proporcionando acesso a tratamentos antes inacessíveis para muitos. “Vamos atender os municípios vizinhos, e principalmente, os moradores da zona rural”, reforçou.
O prefeito de Poconé, Dr. Jonas, ressaltou a importância da iniciativa. “Poconé será referência em oftalmologia, não só na baixada cuiabana, mas em todo o Mato Grosso. É um sonho que se torna realidade”, disse.
Novos pacientes
O pantaneiro Salvador de Arruda, de 76 anos, já vai marcar a cirurgia de catarata e expressou gratidão ao deputado: “Muito obrigado, Botelho, por olhar pelo nosso município”.
Fonte: ALMT – MT
-
CIDADES5 dias atrás
VÍDEO – Preso estuprado na cadeia relata que foi dopado com suco “batizado”
-
CIDADES5 dias atrás
Polícia prende dois suspeitos de torturar e matar jovens em Tangará
-
CUIABÁ5 dias atrás
Gaeco investiga 22 políticos por suposta ligação com facção
-
CUIABÁ5 dias atrás
Secretário: Mercadinhos devem ser eliminados dos presídios para quebrar o poder financeiro das facções
-
CUIABÁ5 dias atrás
Abilio se nega a pagar empresa de estacionamento rotativo
-
CUIABÁ5 dias atrás
Mauro sobre BRT: Chegamos ao limite, ou a empresa pega no tranco ou vamos romper o contrato
-
CIDADES5 dias atrás
Prefeitura justifica compra de chimarrão: “representa identidade e tradições”
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrás
Colheita avança apesar dos desafios climáticos e logísticos